ATENÇÃO! Novos procedimentos para acesso às Agendas do CIn a partir de 25/11/2025
O Centro de Informática disponibiliza contas institucionais para a sua comunidade acadêmica.
A solicitação de conta não deve ser feita pelo próprio usuário, mediante solicitação do responsável pelo seu vínculo.
Conforme a lista de vínculos abaixo, busque o respectivo responsável para que este solicite sua conta:
Alunos: secretaria do curso (graduação, pós-graduação ou especialização);
Alunos (isoladas): secretaria do curso (graduação, pós-graduação);
Pesquisador (possui graduação - mesmo que seja de outra instituição): docente/orientador do seu trabalho de pesquisa.
Vínculo para quem não tem vínculo formal com o CIn, mas participará de alguma pesquisa com docente orientador do CIn;
Iniciação Científica (não possui graduação) - docente/orientador do seu trabalho de pesquisa.
Vínculo para quem não tem vínculo formal com o CIn, mas participará de alguma pesquisa com docente orientador do CIn;
Docentes: coordenação administrativa ou secretaria geral;
Projetos (Voxar, LIVE, Softex, entre outros): departamento de TI ou RH do seu projeto que está vinculado;
Eventos: servidor/funcionário responsável pelo evento.
O responsável do seu vínculo deverá ter seus dados para solicitação:
Nome completo (sem abreviação):
CPF:
E-mail pessoal (necessário para recebimento da senha):
Vínculo:
SIAPE* (no caso se for servidor - docente ou TAE):
Obs: Caso a conta seja para estrangeiro que não tenha CPF, recomendamos emitir gratuitamente online e, após recebimento do número, o responsável do seu vínculo solicita para Helpdesk.
Para orientações sobre alteração de nome social acesse nossa página Nome social.
O Login CIn-UFPE é uma conta de rede criada para os usuários utilizarem os diversos serviços do CIn, como: VPN, Impressão, Gitlab, Computadores, Servidor de arquivos (virtualdisk), servidor web (webserver), entre outros.
Para ver mais informações ou recuperar sua senha, clique no link abaixo:
O E-mail CIn-UFPE é uma conta institucional criada na plataforma do Google Workspace que permite acesso aos serviços: Gmail, Google Drive, Google Meet, Google Classroom, Google Groups, entre outros.
Para ver mais informações, clique no link abaixo:
O Login Microsoft é uma conta criada para servidores, funcionários e alunos que permite acesso aos serviços Microsoft Office 365 (apenas online) e Azure dev Tools for Teaching.
Para ver mais informações, clique no link abaixo:
As plataformas Google Workspace e Microsoft Office 365 disponibilizam armazenamento em nuvem das contas institucionais para servidores, funcionários e alunos. Em alguns casos foi necessário aplicar medidas de contingenciamento.
Para ver mais informações, clique no link abaixo:
Política de contas
A solicitação de conta não deve ser feita pelo próprio usuário para o Helpdesk. As contas são criadas apenas para quem possui vínculo com o Centro de Informática, mediante solicitação do responsável pelo seu vínculo;
Os setores ou pessoas responsáveis pela solicitação da conta são responsáveis por solicitar ao helpdesk o cancelamento das contas, quando o usuário não possuir mais vínculo;
Nas plataformas Google Workspace, Microsoft e nos sistemas internos do CIn são mantidos registros de atividades das contas para fins de auditoria e detecção de atividades suspeitas;
As contas são de uso individual, não sendo permitido o compartilhamento com outros usuários;
É VEDADO o armazenamento ou compartilhamento de arquivos por meio das contas institucionais que infrinjam os direitos de propriedade intelectual (como direitos autorais) ou qualquer outras leis do nosso país;
Devido a conta ser institucional, o CIn tem a prerrogativa de suspendê-la a qualquer momento, caso julgue necessário;
Perguntas Frequentes
A solicitação de conta não deve ser feita pelo próprio usuário para o Helpdesk.
As contas são criadas apenas para quem possui vínculo com o Centro de Informática, mediante solicitação do responsável pelo seu vínculo.
Conforme a lista de vínculos abaixo, busque o respectivo responsável para que ele solicite sua conta:
Alunos: secretaria do curso (graduação, pós-graduação ou especialização);
Pesquisador (possui graduação - mesmo que seja de outra instituição): docente/orientador do seu trabalho de pesquisa;
Iniciação Científica (não possui graduação) - docente/orientador do seu trabalho de pesquisa;
Docentes: coordenação administrativa ou secretaria geral
Projetos (Voxar, LIVE, Softex, entre outros): departamento de TI ou RH do seu projeto;
Eventos: servidor/funcionário responsável pelo evento
O responsável do seu vínculo deverá ter seus dados para solicitação:
Nome completo (Sem abreviação):
CPF:
E-mail pessoal (apenas para envio de senha):
Vínculo:
SIAPE* (no caso se for servidor - docente ou TAE):
Obs: Caso a conta seja para estrangeiro que não tenha CPF, recomendamos emitir gratuitamente online e, após recebimento do número, solicitar a criação de conta.
Para que uma conta seja criada, a área responsável pelo seu vínculo deverá solicitar a criação, conforme orientado no tópico acima. Então, se você ainda não recebeu suas credenciais, você deverá verificar com o setor responsável (segundo o seu vínculo) para que eles realizem o processo de solicitação de conta. A solicitação de conta não deve ser feita pelo próprio usuário para o Helpdesk.
NOTA: Os alunos com entrada para o semestre seguinte deverão aguardar o início das suas aulas.
O prazo normal é de até 3 dias úteis.
O crachá só poderá ser confeccionado após a criação da conta do usuário.
Clique aqui para acessar as instruções de solicitação de crachás em nossa página.
Quando o vínculo do usuário é encerrado, as contas (Login CIn-UFPE, E-mail CIn-UFPE e Login Microsoft) são desativadas e os dados do E-mail CIn-UFPE (Gmail e Drive) excluídos (notificaremos e daremos um tempo para backup). Isso significa que não será possível ter acesso aos serviços disponibilizados pelo Centro de Informática. Caso volte a ter vínculo no futuro, a conta será reativada.
Antes de desativar, enviamos uma mensagem para o usuário informando que o processo será realizado e é dado um prazo para realização do backup dos dados.
Sim. Para isso, é necessário que o professor abra uma solicitação para o helpdesk (helpdesk@cin.ufpe.br) informando o Login do aluno e vínculo como Pesquisador associado ao professor.
Para os alunos, sim. Quando enviamos a mensagem informando sobre a desativação da conta, é dada ao aluno a possibilidade de habilitar um redirecionamento das mensagens do e-mail CIn-UFPE para um e-mail pessoal (ex: @gmail.com).
ATENÇÃO: se você tiver interesse apenas em receber os boletins da ASCOM, basta ingressar na lista de e-mail Alumni-l com uma conta pessoal (ex: @gmail.com). Para ingressar na lista, clique aqui (conectado com seu e-mail pessoal) e utilize o botão "Participar do grupo" .
Para orientações acesse nossa página Nome social