Contas
O Centro de Informática disponibiliza contas institucionais para a sua comunidade acadêmica. Algumas delas são para grupos específicos, como é o caso do Login Microsoft (que você saberá mais clicando no link correspondente abaixo).
Para orientações sobre alteração de nome social acesse nossa página Nome social.
As contas disponibilizadas estão disponíveis abaixo.
Login CIn-UFPE
O Login CIn-UFPE é uma conta de rede criada para os usuários utilizarem os diversos serviços do CIn, como: VPN, Impressão, Gitlab, Computadores, Servidor de arquivos (virtualdisk), servidor web (webserver), entre outros.
Para ver mais informações ou recuperar sua senha, clique no link abaixo:
E-mail CIn-UFPE
O E-mail CIn-UFPE é uma conta institucional criada na plataforma do Google Workspace que permite acesso aos serviços: Gmail, Google Drive, Google Meet, Google Classroom, Google Groups, entre outros.
Para ver mais informações, clique no link abaixo:
Login Microsoft
O Login Microsoft é uma conta criada para servidores, funcionários e alunos que permite acesso aos serviços Microsoft Office 365 (apenas online) e Azure dev Tools for Teaching.
Para ver mais informações, clique no link abaixo:
Armazenamento em Nuvem
As plataformas Google Workspace e Microsoft Office 365 disponibilizam armazenamento em nuvem das contas institucionais para servidores, funcionários e alunos. Em alguns casos foi necessário aplicar medidas de contingenciamento.
Para ver mais informações, clique no link abaixo:
Política de contas
Os setores ou pessoas responsáveis pela solicitação da conta também são responsáveis por solicitar ao helpdesk o cancelamento das contas, quando o usuário não possuir mais vínculo;
Nas plataformas Google Workspace, Microsoft e nos sistemas internos do CIn são mantidos registros de atividades das contas para fins de auditoria e detecção de atividades suspeitas;
As contas são de uso individual, não sendo permitido o compartilhamento com outros usuários;
É VEDADO o armazenamento ou compartilhamento de arquivos por meio das contas institucionais que infrinjam os direitos de propriedade intelectual (como direitos autorais) ou qualquer outras leis do nosso país;
Devido a conta ser institucional, o CIn tem a prerrogativa de suspendê-la a qualquer momento, caso julgue necessário;
Perguntas Frequentes
1 - Minha conta CIn-UFPE ainda não foi criada, o que fazer?
Para que uma conta seja criada, a área responsável pelo seu vínculo deverá solicitar a criação, conforme orientado no tópico 2. Então, se você ainda não recebeu suas credenciais, você deverá com o setor responsável (segundo o seu vínculo) para que eles realizem o processo de solicitação de conta.
As áreas responsáveis que podem solicitar contas são: secretarias, setores administrativos e projetos de cooperação e de pesquisa.
NOTA: Os alunos com entrada para o semestre seguinte deverão aguardar o início das suas aulas.
2 - Como solicitar uma conta e quais dados enviar?
O responsável deverá abrir um chamado no Helpdesk, enviando um e-mail para helpdesk@cin.ufpe.br, e informar os dados abaixo da pessoa que utilizará a conta:
Nome completo;
CPF;
SIAPE* (no caso se for servidor - docente ou TAE);
E-mail pessoal (apenas para envio de senha);
Vínculo.
3 - Como solicitar crachá?
O crachá só poderá ser confeccionado após a criação da conta do usuário.
Clique aqui para acessar as instruções de solicitação de crachás em nossa página.
4 - Qual o prazo para a criação da conta?
O prazo normal é de até 3 dias úteis.
5 - O que acontecerá com a minha conta após o término do meu vínculo com o CIn?
Quando o vínculo do usuário é encerrado, as contas (Login CIn-UFPE, E-mail CIn-UFPE e Login Microsoft) são desativadas e os dados do E-mail CIn-UFPE (Gmail e Drive) excluídos (notificaremos e daremos um tempo para backup). Isso significa que não será possível ter acesso aos serviços disponibilizados pelo Centro de Informática. Caso volte a ter vínculo no futuro, a conta será reativada.
Antes de desativar, enviamos uma mensagem para o usuário informando que o processo será realizado e é dado um prazo para realização do backup dos dados.
6 - Concluí meu curso, mas continuo trabalhando com o professor/orientador. Posso continuar com a conta ativa?
Sim. Para isso, é necessário que o professor abra uma solicitação para o helpdesk (helpdesk@cin.ufpe.br) informando o Login do aluno e o vínculo para que a nossa equipe possa manter/reativar a conta.
7 - Não tenho mais vínculo com o CIn, é possível continuar recebendo as mensagens do meu e-mail CIn-UFPE?
Para os alunos, sim. Quando enviamos a mensagem informando sobre a desativação da conta, é dada ao aluno a possibilidade de habilitar um redirecionamento das mensagens do e-mail CIn-UFPE para um e-mail pessoal (ex: @gmail.com).
ATENÇÃO: se você tiver interesse apenas em receber os boletins da ASCOM, basta ingressar na lista de e-mail Alumni-l com uma conta pessoal (ex: @gmail.com). Para ingressar na lista, clique aqui (conectado com seu e-mail pessoal) e utilize o botão "Participar do grupo" .
8 - Como requerer o nome social no CIn?
Para orientações acesse nossa página Nome social