Crachá
Público alvo: Comunidade acadêmica e terceirizados.
Para viabilizar o acesso da comunidade acadêmica, o CIn conta com um sistema de controle de acesso físico que permite o acesso por meio de crachá por aproximação. Sendo assim, cada usuário precisa solicitar a emissão do seu crachá. Vale ressaltar que o crachá é de uso pessoal e intransferível.
Na seção abaixo, você encontrará instruções de como solicitar o crachá (1ª e 2ª via).
Atenção: Para solicitar o crachá é necessário possuir uma conta no CIn. As contas devem ser solicitadas por servidores, funcionários e responsáveis pelos projetos (para instruções, clique aqui).
Para orientações sobre alteração de nome social acesse nossa página Nome social.
Solicitar 1ª Via
IMPORTANTE: Apenas pessoas com conta do CIn podem solicitar utilizando seu e-mail (@cin.ufpe.br).
1. Abrir uma solicitação enviando um e-mail para cracha@cin.ufpe.br com o assunto "Emissão de crachá - 1ª via".
No corpo do e-mail, informe seu vínculo (ex: aluno de ciência da computação) e
anexe uma foto de rosto (formato 3x4, ESTILO FOTO PARA DOCUMENTO).
2. Aguardar e-mail informando que o crachá foi emitido com as orientações para a entrega.
Caso a pessoa não tenha conta:
Disciplina isolada ou Projetão: a pessoa deve solicitar criação de conta para a secgrad@cin.ufpe.br, enviando Nome completo, CPF, E-mail de contato, comprovante de matrícula, Curso de Origem e Código da Disciplina de Projetão que está matriculado.
A secretaria solicitará criação de conta para o Helpdesk, que enviará as instruções de acesso e solicitação de crachá para a pessoa.Pesquisador, Iniciação científica ou Colaborador de algum projeto (Voxar, LIVE, CITi, entre outros): o orientador ou responsável do projeto deve solicitar criação de conta para a helpdesk@cin.ufpe.br, enviando Nome completo, CPF, E-mail de contato e vínculo pretendido. O Helpdesk enviará as instruções de acesso e solicitação de crachá para a pessoa.
Tipos de vínculos: Pesquisador (graduado em ensino superior), Iniciação científica (graduando de outro Centro ou outra Instituição), Colaborador (funcionário contratado ou bolsista).
REQUISITOS DA FOTO:
O arquivo deverá estar no formato JPG;
O nome do arquivo deve seguir o formato "pessoa_CPF.jpg". A palavra "pessoa" não deve ser substituída, apenas o CPF pelo seu número, conforme exemplo a seguir: "pessoa_12345678901.jpg";
Não enviar foto com óculos escuros, chapéus ou outros acessórios que dificultem a identificação;
Não enviar foto com objetos na frente ou qualquer outra coisa que esconda parte do rosto;
Não enviar com o rosto virado para o lado;
A foto deve ter, preferencialmente, fundo claro;
Não é permitido fotos sem camisa.
Solicitar 2ª Via
IMPORTANTE: Solicitar a partir do seu e-mail do CIn (@cin.ufpe.br).
Para solicitar a emissão da 2ª via do crachá (ou demais vias), proceder da seguinte forma:
Clique aqui para baixar o formulário de solicitação de reemissão de crachá e termo de responsabilidade;
Preencha devidamente o formulário, date e assine (à mão ou eletronicamente pelo Govbr);
Em caso de perda ou roubo é necessário anexar o Boletim de Ocorrência;
Escaneie o formulário, BO e envie-os para cracha@cin.ufpe.br com o título do e-mail "Emissão de crachá - 2ª via". Caso deseje troca a foto do crachá, aproveite para anexar uma nova a este e-mail, seguindo os requisitos abaixo;
Aguarde um e-mail informando que o crachá foi emitido com as orientações para a retirada.
Obs.:
Atentar para que os dados preenchidos no formulário estejam legíveis;
Não esquecer de identificar corretamente os dados do solicitante (nome, cpf, login e vínculo).
REQUISITOS DA FOTO:
O arquivo deverá estar no formato JPG;
O nome do arquivo deve seguir o formato "pessoa_CPF.jpg". a palavra "pessoa" não deve ser substituída, apenas o CPF pelo seu número, conforme exemplo a seguir: "pessoa_12345678901.jpg";
Não enviar foto com óculos escuros, chapéus ou outros acessórios que dificultem a identificação;
Não enviar com o rosto virado para o lado;
A foto deve ter, preferencialmente, fundo claro;
Não é permitido fotos sem camisa.
Crachá de Visitante
Perguntas frequentes
1. Qual o prazo para emissão do crachá?
O prazo normal é de 3 dias úteis, a contar a partir da data da sua solicitação.
2. Fui informado que meus dados não estavam no sistema de crachás. O que devo fazer?
Para solicitar um crachá, o solicitante deverá possuir uma conta de e-mail do CIn/UFPE. Contas de alunos regulares de graduação e pós-graduação são criadas automaticamente, por solicitação das secretarias.
Se você possui vínculo com o CIn e ainda não tem uma conta, deverá entrar em contato com a pessoa ou setor responsável pelo seu vínculo (professor, secretaria, gerente de projeto) para que abram uma solicitação para o nosso Helpdesk (helpdesk@cin.ufpe.br) para criação da sua conta.
3. Preciso enviar uma nova foto para emissão de 2ª via?
A princípio, não. A foto enviada para a emissão da primeira via continuará armazenada no sistema, então você só precisará enviar uma nova foto se desejar alterá-la.
4. Como fazer o Boletim de ocorrência para solicitação de 2° via, em caso de extravio/roubo?
Você pode fazer o boletim de ocorrência pela própria Internet, através do endereço: https://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/
5. Há algum custo para a emissão do crachá?
Não há custo para emissão do crachá.
6. Tenho mais de um vínculo com o CIn, preciso solicitar mais de um crachá?
Não. Cada usuário só pode ter um crachá ativo, então se você possui dois ou mais vínculos, basta ter um único crachá do CIn que seu acesso será liberado às áreas necessárias para realização das suas atividades.
7. Como saber se meu crachá está com defeito?
Quando o crachá é aproximado do leitor/sensor das portas e catracas, é esperado que ele emita um sinal sonoro (mesmo que seu acesso não esteja liberado). Se esse sinal sonoro não for emitido, provavelmente seu crachá está com defeito e você precisará solicitar uma segunda via, conforme instruções nessa página).
Se possível, recomendamos que você realize o teste em pelo menos dois sensores para ter certeza que o crachá está com defeito.
8. Como liberar o acesso à uma catraca/sala/laboratório?
O acesso às catracas, portas principais do CIn e laboratórios de graduação e da pós-graduação (C015) são liberadas por padrão assim que o crachá é emitido. Se você tentou passar em um destes locais e não conseguiu, compareça na sala da Gerência de Sistemas (B011 - próxima à copa) ou entre em contato por e-mail (helpdesk@cin.ufpe.br) para que nossa equipe verifique.
Alguns locais (como laboratórios de projetos e de pesquisas) tem acesso restrito, ou seja, não é liberado por padrão para qualquer pessoa. Para ter acesso é necessário que o responsável pelo espaço (servidor, funcionário do CIn ou do projeto) abra uma solicitação para o Helpdesk (helpdesk@cin.ufpe.br), com o título "Liberação de acesso - crachá", e no corpo da mensagem informe o nome completo e e-mail da(s) pessoa(s) que precisa(m) de acesso e a sala ou laboratório.
9. Posso liberar o acesso ou emprestar o meu crachá para terceiros?
Não. O crachá é de uso pessoal e intransferível. Se alguém que não tem crachá ou esqueceu precisar de acesso, poderá solicitar liberação na portaria, de acordo com as orientações descritas na página da Gerência de Infraestrutura do CIn.
NOTA: Caso você utilize o seu crachá para liberar o acesso de terceiros às dependências do centro, o CIn poderá bloqueá-lo e você poderá ser responsabilizado por situações/prejuízos que decorram desse ato.
10. Como requerer o nome social no CIn?
Para orientações sobre alteração de nome social acesse nossa página Nome social.