Serviços STI-UFPE
Nesta página você encontrará algumas informações sobre os serviços mantidos pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), que é o órgão gestor de TIC da UFPE.
IMPORTANTE: O Helpdesk do CIn não tem acesso administrativo aos serviços oferecidos pela STI, então apenas disponibilizamos informações que lhe auxiliará no acesso e resolução de problemas. Se sua dúvida ou problema não for resolvido, você precisará entrar em contato com a Central de Serviços da STI (CSTIC) através do canal https://cstic.ufpe.br.
Para conhecer os serviços oferecidos e mantidos pela STI, acesse o link abaixo:
PERGUNTAS FREQUENTES
1 - Como acessar o meu e-mail UFPE (@ufpe.br)?
Primeiro acesso
Caso seja seu primeiro acesso, você precisará cadastrar o seu UFPE ID (instruções no tópico 2) para que seu e-mail UFPE seja criado. Você deverá aguardar até 24 horas para que seu cadastro seja efetivado e a conta de e-mail seja criada.
Após isso, você pode acessar seu e-mail UFPE através do endereço https://mail.google.com/a/ufpe.br.
Obs.: Se tiver criado seu UFPE ID recentemente e ainda não conseguir o e-mail, recomendamos que acesse novamente https://id.ufpe.br e entre com sua conta para trocar a senha, isso forçará a sincronização do sistema.
2 - Como cadastrar o meu UFPE ID?
O UFPE ID é o login integrado que permite o acesso aos serviços de tecnologia da informação e comunicação da STI-UFPE com um único login e senha.
Para cadastrar o seu UFPE ID, siga as instruções abaixo:
Solicitar acesso UFPE ID: https://otrs.ufpe.br/otrs/public.pl?Action=PublicFAQZoom;ItemID=283
Caso tenha algum problema para registrar no UFPE ID, você deverá entrar em contato diretamente com a STI-UFPE através do telefone (81) 2126-7777, de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 19:00.
3 - Como recuperar a senha do UFPE ID ou do E-mail UFPE (@ufpe.br)?
A senha do e-mail UFPE (@ufpe.br) é a mesma do seu UFPE ID. Caso já tenha realizado o cadastro anteriormente mas não lembre da senha, você poderá recuperar seguindo as instruções do link abaixo:
Recuperar senha do UFPE ID: https://otrs.ufpe.br/otrs/public.pl?Action=PublicFAQZoom;ItemID=469
Caso tenha algum problema para recuperar a senha do UFPE ID, você deverá entrar em contato diretamente com a STI-UFPE através do telefone (81) 2126-7777, de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 19:00.
4 - Como abrir um chamado na CSTIC (central de serviços) da STI?
Se você já tiver cadastrado seu UFPE ID, basta acessar o link abaixo para ver as instruções de abertura de um chamado. Caso contrário, crie seu UFPE ID antes (instruções no tópico 2).
5 - Como faço para desbloquear/recuperar meu acesso ao SIG@ ou SIGAA?
O SIG@/SIGAA permite que você recupere a sua senha clicando na opção "Esqueceu a sua senha?". As informações de recuperação serão enviadas para o seu e-mail UFPE (@ufpe.br).
Caso não consiga, você poderá tentar desbloquear/recuperar a sua senha com a secretaria de graduação ou da pós-graduação (a depender do seu curso) através dos e-mails abaixo:
Secretaria de Graduação: secgrad@cin.ufpe.br
Secretaria da Pós-graduação acadêmica: secpos-acad@cin.ufpe.br
Caso não consiga com a secretaria, recomendamos que abra um chamado com a STI (instruções no tópico 4).
6 - Como posso obter ajuda com os sistemas da UFPE (SIG@, SIGAA, SIPAC, SIGRH, Chronus, entre outros)?
Você poderá consultar os manuais disponibilizados pela STI no endereço abaixo:
Manuais de Sistemas: https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/P%C3%A1gina_principal
Caso sua dúvida ou problema não seja resolvido com o manual, abra um chamado na STI (instruções no tópico 4).
7 - Como solicitar um laudo/parecer técnico para aquisição e homologação de equipamentos de TIC?
O laudo ou parecer técnico para aquisição e homologação de equipamentos de TIC deverá ser solicitado à STI através de abertura de chamados na CSTIC (instruções no tópico 4) ou por processo eletrônico no SIPAC. Em casos de laudos para computadores e notebooks, via SIPAC, você pode enviar o processo diretamente para: COORDENAÇÃO DE MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA COMPUTACIONAL - STI 11.29.14.
No processo/chamado você deverá anexar: nota fiscal, nota de empenho e outros documentos relacionados à aquisição. No caso de homologação, geralmente é solicitado uma amostra da aquisição, mas devido à pandemia você poderá anexar fotos da amostra para a conferência. A STI também recomenda informar no processo um contato (telefone) para agilizar a comunicação, caso precisem de alguma informação adicional.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a STI por meio da CSTIC (instruções no tópico 4).
NOTA: O parecer técnico para homologação é parte do processo de tombamento de bens. Para ver o processo disponibilizado pela Gerência de Infraestrutura, clique aqui.
8 - Como solicitar um certificado digital pessoal?
O programa ICPEdu, uma parceria da RNP com instituições de ensino, permite que servidores e discentes emitam certificado digital pessoal gratuitamente. Basta acessar o endereço https://pessoal.icpedu.rnp.br e entrar com sua conta UFPE ID. O certificado gerado pode ser utilizado no SIPAC para assinar digitalmente os documentos. Veja as instruções clicando aqui.
Qualquer dúvida ou problema, recomendamos que abra um chamado com a STI (instruções no tópico 4).
9 - Como me conecto na rede WiFi UFPE?
Você deverá utilizar o seu UFPE ID para se conectar na WIFI UFPE.
Veja as instruções aqui.
10 - Como acessar os serviços que utilizam a autenticação CAFe?
O acesso aos serviços que utilizam a autenticação CAFe (Comunidade Acadêmica Federada) deve ser feito com o seu UFPE ID.