Impressão

Público alvo: Docentes, servidores, funcionários do CIn, alunos e pesquisadores.

Instruções de Instalação

Para instalar as impressoras do CIn nas máquinas individuais (notebooks e desktops) deve-se utilizar as configurações descritas nos links abaixo, conforme o sistema operacional:

1.1 Linux:

1.2 Mac OS:

1.3 Windows:

Está com problemas para mapear? clique aqui

Perguntas frequentes

1. Como funciona a cota de impressão?

Alunos, docentes, servidores, funcionários do CIn e pesquisadores tem direito a uma cota de impressão, a depender do vínculo.

Os alunos de Iniciação Científica, de Especialização (tradicional, residência, e MBA), Mestrado, Doutorado, Monitores e pesquisadores do CIn possuem um subsídio mensal para impressão. Os valores são creditados no início de cada mês (ou semestre, nas cotas de graduação) e são cumulativos, isto é, se não forem utilizadas no mês, passam para o próximo. A seguir, o quantitativo do subsídio por grupo:



2. O que fazer para receber cota de monitor, aluno de IC ou pesquisador?

Para receber as cotas de iniciação científica ou de pesquisador, o professor responsável deverá abrir uma solicitação para o Helpdesk (helpdesk@cin.ufpe.br) informando o login do aluno e o vínculo (pesquisador ou aluno de IC).

No caso dos monitores, semestralmente é realizado o recadastramento dos monitores com base nos dados do GMon (sistema de monitoria do CIn). Então basta que o aluno tenha o cadastro ativo no GMon que ele receberá sua cota mensalmente.

3. Quais as impressoras disponíveis?

4. Como consultar meu saldo e o histórico de impressão?

Para consultar seu saldo e seu histórico de impressão, clique aqui ou acesse o endereço https://intranet.cin.ufpe.br/prints e informe seu Login CIn-UFPE. O acesso só está disponível na rede interna do CIn ou a partir da VPN.

NOTA: Temporariamente, é recomendável o acesso pelo computador, pois ainda estão sendo feitos ajustes para acesso via Smartphone.

5. Como faço para digitalizar um documento?

Para digitalizar seu documento impresso, é possível utilizar o Scanner da Printer10 ou Printer11.

Para as instruções de como proceder, clique aqui.

Problemas comuns

1. O que fazer quando ocorre o código de erro 0x0000000a, no Windows?

1 - Verificar se foi feita alguma atualização recente no Windows Update.
2 - Se ocorreu alguma atualização do Windows, após a última impressão, tente restaurar a um ponto de restauração antes de ser feita essa atualização.

Instrução de como fazer restauração e ponto de restauração, clicando aqui.

3 - Tente novamente seguir as instruções de mapeamento de impressora.

2. O que fazer quando, mesmo mapeado a impressora, a impressão não sai?

1 - Propriedades (Windows) / Avançados (MacOS) do adaptador de rede utilizado para conexão (Ethernet ou Wi-Fi).
2 - Clique em Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4), em seguida Propriedades. (Windows)
      Clique na guia DNS e selecione os servidores DNS, se houver, aperte no ( - ) na parte inferior esquerda e clique em OK. (MacOS)  
3 - Nas configuração Geral, verificar se a opção Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente está selecionada, caso não, selecione e clique em OK. (Windows)
4 -  Reinicie o adaptador de rede (desativar / ativar)

Instruções de como modificar o DNS

3. O que fazer quando apresenta erro de autenticação no Linux?

1 - Verificar se está na rede ou VPN;
2 - Teste conectividade para a impressora:

ping printer10.cin.ufpe.br

3 - Instale os pacotes necessários:

sudo apt-get install smbclient libsmbclient python3-smbc

4 -  Verificar quais grupos têm permissão para configurar:

grep -i SystemGroup /etc/cups/cups-files.conf 

4.1 - Verifique se a saída do comando acima foi:
SystemGroup <grupo_exibido>

5 - Incluir seu usuário no <grupo_exibido> e reiniciar o computador: 

sudo usermod -aG <grupo_exibido> nome_do_usuario

sudo reboot

6 - Tente mapear novamente a impressora.