Impressão

Público alvo: Docentes, servidores, funcionários do CIn, alunos e pesquisadores.

As impressoras de uso geral do CIn encontram-se no laboratório da pós-graduação C015, situado no térreo do bloco C, e são chamadas de printer10 e printer11.

Os alunos de Iniciação Científica, de Especialização (tradicional, residência, e MBA), Mestrado, Doutorado, Monitores e pesquisadores do CIn possuem um subsídio mensal para impressão. Os valores são creditados no início de cada mês (ou semestre, nas cotas de graduação) e são cumulativos, isto é, se não forem utilizadas no mês, passam para o próximo. A seguir, o quantitativo do subsídio por grupo:

Para consultar seu saldo e seu histórico de impressão, acesse o endereço https://www.cin.ufpe.br/~printers e informe seu Login CIn-UFPE.

NOTA: No momento, o endereço acima está funcionando apenas no Internet Explorer. Caso não tenha este navegador em sua máquina, você pode instalar uma extensão, como o IE Tab para o Google Chrome.

Tutoriais de configuração

Para instalar as impressoras do CIn nas máquinas individuais (notebooks e desktops) deve-se utilizar as configurações descritas nos links abaixo, conforme o sistema operacional:

1.1 Linux:

1.2 Mac OS:

1.3 Windows:


Está com problemas para mapear? clique aqui

Perguntas frequentes

1. O que fazer para receber cota de monitor, aluno de IC ou pesquisador?

Para receber as cotas de iniciação científica ou de pesquisador, o professor responsável deverá abrir uma solicitação para o Helpdesk (helpdesk@cin.ufpe.br) informando o login do aluno e o vínculo (pesquisador ou aluno de IC).

No caso dos monitores, semestralmente é realizado o recadastramento dos monitores com base nos dados do GMon (sistema de monitoria do CIn). Então basta que o aluno tenha o cadastro ativo no GMon que ele receberá sua cota mensalmente.

Problemas comuns

1. O que fazer quando ocorre o código de erro 0x0000000a, no Windows?

  • Esses passos informam uma possível solução quando o Windows não permite o mapeamento de uma impressora do CIn e como código de erro mostra 0x0000000a.

1 - Verificar se foi feita alguma atualização recente no Windows Update.
2 - Se ocorreu alguma atualização do Windows, após a última impressão, tente restaurar a um ponto de restauração antes de ser feita essa atualização.

Instrução de como fazer restauração e ponto de restauração, clicando aqui.

3 - Tente novamente seguir as instruções de mapeamento de impressora.

2. O que fazer quando, mesmo mapeado a impressora, a impressão não sai?

  • Esses passos informam uma possível solução quando um arquivo é enviado para uma impressora do CIn imprimir e não sai a impressão.

1 - Propriedades (Windows) / Avançados (MacOS) do adaptador de rede utilizado para conexão (Ethernet ou Wi-Fi).
2 -
Clique em Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4), em seguida Propriedades. (Windows)
Clique na guia DNS e selecione os servidores DNS, se houver, aperte no ( - ) na parte inferior esquerda e clique em OK. (MacOS)
3 - Nas configuração Geral, verificar se a opção Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente está selecionada, caso não, selecione e clique em OK. (Windows)
4 - Reinicie o adaptador de rede (desativar / ativar)

Instruções de como modificar o DNS