Liberação de acesso
Público alvo: Alunos, pesquisadores, servidores, funcionários do CIn e de projetos.
Os usuários do CIn que possuem equipamentos (computadores ou workstation, por exemplo) na rede do centro (instalados em laboratórios de projetos e de pesquisa) podem solicitar acesso remoto (via Remote Desktop ou SSH) a estes dispositivos, através da VPN.
INSTRUÇÕES
1º passo - Configurar serviço de acesso remoto
Antes de solicitar o acesso remoto, é necessário configurar o serviço (instalar/habilitar) no dispositivo que será utilizado. Recomendamos que o acesso remoto seja realizado através do Remote Desktop (em ambientes Windows) ou SSH (em ambientes Linux). Outros serviços podem ser utilizados, desde que sejam gratuitos (inclusive para ambientes corporativos) e não apresentem riscos de segurança para o ambiente computacional, ou seja, a equipe da Gerência de Sistemas irá avaliar antes de autorizar o uso na rede do CIn.
Veja abaixo como instalar/configurar os serviços nativos de acesso remoto, nos sistemas operacionais Windows e Linux:
2º passo - Solicitar liberação de acesso remoto
Após configurar/instalar o serviço de acesso remoto, é necessário solicitar a liberação ao Helpdesk.
Para solicitar a liberação do acesso remoto, o proprietário/responsável pelo equipamento deverá enviar um e-mail para o Helpdesk (helpdesk@cin.ufpe.br), com o título "Liberação de acesso remoto", informando:
Endereço MAC do seu equipamento (como descobrir o MAC?);
Identificação da sala ou laboratório;
Nome do Serviço (Remote Desktop ou SSH, por exemplo);
Login do usuário (que utilizará o serviço);
Com essa informação iremos configurar um endereço fixo para que seu equipamento e permitir que você se conecte no dispositivo, através da VPN (como conectar na VPN?).