Liberação de acesso

Público alvo: Alunos, pesquisadores, servidores, funcionários do CIn e de projetos.

Os usuários do CIn que possuem equipamentos (computadores ou workstation, por exemplo) na rede do centro (instalados em laboratórios de projetos e de pesquisa) podem solicitar acesso remoto (via Remote Desktop ou SSH) a estes dispositivos, através da VPN.

INSTRUÇÕES

1º passo - Configurar serviço de acesso remoto

Antes de solicitar o acesso remoto, é necessário configurar o serviço (instalar/habilitar) no dispositivo que será utilizado. Recomendamos que o acesso remoto seja realizado através do Remote Desktop (em ambientes Windows) ou SSH (em ambientes Linux). Outros serviços podem ser utilizados, desde que sejam gratuitos (inclusive para ambientes corporativos) e não apresentem riscos de segurança para o ambiente computacional, ou seja, a equipe da Gerência de Sistemas irá avaliar antes de autorizar o uso na rede do CIn.

Veja abaixo como instalar/configurar os serviços nativos de acesso remoto, nos sistemas operacionais Windows e Linux:

2º passo - Solicitar liberação de acesso remoto

Após configurar/instalar o serviço de acesso remoto, é necessário solicitar a liberação ao Helpdesk.

Para solicitar a liberação do acesso remoto, o proprietário/responsável pelo equipamento deverá enviar um e-mail para o Helpdesk (helpdesk@cin.ufpe.br), com o título "Liberação de acesso remoto", informando:

  • Endereço MAC do seu equipamento (como descobrir o MAC?);

  • Identificação da sala ou laboratório;

  • Nome do Serviço (Remote Desktop ou SSH, por exemplo);

  • Login do usuário (que utilizará o serviço);

Com essa informação iremos configurar um endereço fixo para que seu equipamento e permitir que você se conecte no dispositivo, através da VPN (como conectar na VPN?).