Google Meet

Esta página contém os passos para criar e agendar reuniões na plataforma do Google Meet. Além disso, são apresentadas algumas opções e configurações disponíveis durante uma vídeo chamada.

Perguntas frequentes

Quais recomendações para uma boa vídeo conferência?

  • Rede: Se possível, utilize cabo para conexão com a Internet devido a maior estabilidade. Conexões wireless (WiFi) costumam ter muitas oscilações, podendo gerar interferências na sua reunião;

  • Áudio: Utilize fones de ouvido ou, caso tenha, um equipamento específico de audioconferência (como Jabra SPEAKER) para evitar ruídos durante a sua reunião. Mantenha seu microfone desativado enquanto outra pessoa fala e só ative quando for sua vez de falar;

  • Vídeo:

      • Posicione sua câmera de forma que seu rosto fique bem enquadrado no vídeo;

      • Mantenha a câmera ativa principalmente nas reuniões em que as expressões faciais sejam cruciais para a boa comunicação;

  • Segurança: Usuários externos ao domínio @cin.ufpe.br (Ex: @gmail.com) só podem ingressar na reunião com autorização do organizador do evento. Portanto, recomendamos que envie o convite previamente (conforme nossas instruções de agendamento de reunião) e, no momento da videoconferência, só autorize a entrada de e-mails que você reconhece para evitar que invasores gere transtornos (meet "boom");

  • Ambiente: Para melhor qualidade da reunião, procure um ambiente tranquilo, para evitar ruídos durante a reunião, e iluminado;

  • Geral: Teste tudo (áudio, vídeo e rede) antes de iniciar a reunião.

Qual o limite de participantes do Meet?

Por padrão, são permitidos no máximo 100 participantes para qualquer usuário do CIn.

É possível aumentar o limite de participantes do Google Meet?

Os servidores (docentes e técnicos administrativos) e funcionários do CIn-UFPE podem solicitar, de forma temporária para eventos específicos, a extensão do limite das salas do Google Meet para 250 participantes.

Para isso, basta enviar um e-mail para o helpdesk@cin.ufpe.br solicitando a alteração e justificando a necessidade.

Como gravar uma reunião no Google Meet?

No momento, o recurso de gravação das reuniões do Google Meet está habilitado apenas para servidores e funcionários de projetos.

Para ver as instruções de gravação, clique aqui.

Problemas comuns

O que fazer quando o Meet exibir a mensagem "A câmera e o microfone estão bloqueados"?

Esta mensagem aparece quando o microfone e a câmera estão bloqueados em seu navegador.

Solução: Na barra de endereço do seu navegador, procure pelo ícone de uma câmera com um "x" vermelho. Clique no ícone e em seguida marque a opção "Sempre permitir que o Meet acesse sua câmera".