Google Meet
Esta página contém os passos para criar e agendar reuniões na plataforma do Google Meet. Além disso, são apresentadas algumas opções e configurações disponíveis durante uma vídeo chamada.
Criar videochamada:
Perguntas frequentes
Quais recomendações para uma boa vídeo conferência?
Rede: Se possível, utilize cabo para conexão com a Internet devido a maior estabilidade. Conexões wireless (WiFi) costumam ter muitas oscilações, podendo gerar interferências na sua reunião;
Áudio: Utilize fones de ouvido ou, caso tenha, um equipamento específico de audioconferência (como Jabra SPEAKER) para evitar ruídos durante a sua reunião. Mantenha seu microfone desativado enquanto outra pessoa fala e só ative quando for sua vez de falar;
Vídeo:
Posicione sua câmera de forma que seu rosto fique bem enquadrado no vídeo;
Mantenha a câmera ativa principalmente nas reuniões em que as expressões faciais sejam cruciais para a boa comunicação;
Segurança: Usuários externos ao domínio @cin.ufpe.br (Ex: @gmail.com) só podem ingressar na reunião com autorização do organizador do evento. Portanto, recomendamos que envie o convite previamente (conforme nossas instruções de agendamento de reunião) e, no momento da videoconferência, só autorize a entrada de e-mails que você reconhece para evitar que invasores gere transtornos (meet "boom");
Ambiente: Para melhor qualidade da reunião, procure um ambiente tranquilo, para evitar ruídos durante a reunião, e iluminado;
Geral: Teste tudo (áudio, vídeo e rede) antes de iniciar a reunião.
Qual o limite de participantes do Meet?
Por padrão, são permitidos no máximo 100 participantes para qualquer usuário do CIn.
É possível aumentar o limite de participantes do Google Meet?
Os servidores (docentes e técnicos administrativos) e funcionários do CIn-UFPE podem solicitar, de forma temporária para eventos específicos, a extensão do limite das salas do Google Meet para 250 participantes.
Para isso, basta enviar um e-mail para o helpdesk@cin.ufpe.br solicitando a alteração e justificando a necessidade.
Como gravar uma reunião no Google Meet?
No momento, o recurso de gravação das reuniões do Google Meet está habilitado apenas para servidores e funcionários de projetos.
Para ver as instruções de gravação, clique aqui.
Problemas comuns
O que fazer quando o Meet exibir a mensagem "A câmera e o microfone estão bloqueados"?
Esta mensagem aparece quando o microfone e a câmera estão bloqueados em seu navegador.
Solução: Na barra de endereço do seu navegador, procure pelo ícone de uma câmera com um "x" vermelho. Clique no ícone e em seguida marque a opção "Sempre permitir que o Meet acesse sua câmera".
O que fazer quando o Meet exibir a mensagem "O som do microfone foi desativado pelas configurações do sistema"?
Esta mensagem aparece quando o microfone não está configurado corretamente no seu sistema.
Se os passos informados no problema comum "O que fazer quando o Meet exibir a mensagem "A câmera e o microfone estão bloqueados"?" não funcionarem.
Siga essas instruções: Configuração microfone desabilitado sistema
O que fazer quando, mesmo com permissões de acesso, o Google Chrome não consegue acessar Webcam ou Microfone?
Caso você tenha seguido os passos descritos acima, e verificado se a Webcam e Microfone em outros navegadores, mas sua Webcam e Microfone continuam sendo bloqueados pelo Google Chrome, verifique se possui Antivírus instalado. Se possuir, desative-o por alguns minutos e tente novamente acessar o Google Meet e ativar sua Webcam e Microfone.
Se após desativá-lo por alguns minutos e perceber que a Webcam e Microfone funcionaram no Google Meet, há um possibilidade de que o Antivírus esteja bloqueando o acesso a estes dispositivos.
Caso você possua o Antivírus Kaspersky Endpoint Security instalado, para resolver:
Verifique se está atualizado e com licença ativa;
Siga os passos:
Kaspersky Endpoint Security -> Configurações -> Proteção -> Prevenção de Intrusão do Host
Clicar em Gerenciar aplicativos, procurar por Google Chrome;
Clicar com o botão direito e selecionar Detalhes e regras;
Após aberta a nova janela, ir em Direitos;
Procurar por Acessar a Webcam e Acessar dispositivos de gravação de som e selecionar a opção permitir para as duas opções de dispositivos;
Clicar e Salvar e verificar se funcionou;