Google Meet

Esta página contém os passos para criar e agendar reuniões na plataforma do Google Meet. Além disso, são apresentadas algumas opções e configurações disponíveis durante uma vídeo chamada.

Perguntas frequentes

Quais recomendações para uma boa vídeo conferência?

Qual o limite de participantes do Meet?

Por padrão, são permitidos no máximo 100 participantes para qualquer usuário do CIn. 

É possível aumentar o limite de participantes do Google Meet?

Os servidores (docentes e técnicos administrativos) e funcionários do CIn-UFPE podem solicitar, de forma temporária para eventos específicos, a extensão do limite das salas do Google Meet para 250 participantes

Para isso, basta enviar um e-mail para o helpdesk@cin.ufpe.br solicitando a alteração e justificando a necessidade.

Como gravar uma reunião no Google Meet?

No momento, o recurso de gravação das reuniões do Google Meet está habilitado apenas para servidores e funcionários de projetos.

Para ver as instruções de gravação, clique aqui.

Problemas comuns

O que fazer quando o Meet exibir a mensagem "A câmera e o microfone estão bloqueados"?

Esta mensagem aparece quando o microfone e a câmera estão bloqueados em seu navegador.

Solução: Na barra de endereço do seu navegador, procure pelo ícone de uma câmera com um "x" vermelho. Clique no ícone e em seguida marque a opção "Sempre permitir que o Meet acesse sua câmera".

O que fazer quando o Meet exibir a mensagem "O som do microfone foi desativado pelas configurações do sistema"?

Esta mensagem aparece quando o microfone não está configurado corretamente no seu sistema.

Se os passos informados no problema comum "O que fazer quando o Meet exibir a mensagem "A câmera e o microfone estão bloqueados"?" não funcionarem.

Siga essas instruções: Configuração microfone desabilitado sistema 

O que fazer quando, mesmo com permissões de acesso, o Google Chrome não consegue acessar Webcam ou Microfone?

Caso você tenha seguido os passos descritos acima, e verificado se a Webcam e Microfone em outros navegadores, mas sua Webcam e Microfone continuam sendo bloqueados pelo Google Chrome, verifique se possui Antivírus instalado. Se possuir, desative-o por alguns minutos e tente novamente acessar o Google Meet e ativar sua Webcam e Microfone.

Se após desativá-lo por alguns minutos e perceber que a Webcam e Microfone funcionaram no Google Meet, há um possibilidade de que o Antivírus esteja bloqueando o acesso a estes dispositivos.

Caso você possua o Antivírus Kaspersky Endpoint Security instalado, para resolver:

Verifique se está atualizado e com licença ativa;

Siga os passos:

Kaspersky Endpoint Security -> Configurações -> Proteção -> Prevenção de Intrusão do Host


Clicar e Salvar e verificar se funcionou;