Google Workspace

Público alvo: Alunos e Pesquisadores

Nova política de armazenamento

O Google implantará novos limites de armazenamento para as contas de e-mail institucionais a partir de 01/07/2022.

Para adequar o nosso ambiente e manter os serviços da plataforma disponíveis para toda a comunidade, no dia 01/06/2022 foi implantado novos limites de armazenamento individual para as contas de E-mail CIn-UFPE dos alunos e pesquisadores do Centro de Informática.

As contas que estiverem acima dos novos limites de armazenamento e não se adequarem até o dia 15/06/2022 serão bloqueadas. Mais informações na seção abaixo.

Perguntas Frequentes

1 - Qual o limite de armazenamento do meu E-mail CIn-UFPE?

O limite é de 100GB por usuário. O Google Workspace considera tudo que estiver no Gmail, Drive e Photos.

2 - Minha conta está excedendo a cota, o que acontecerá?

Com o novo limite implantado, sua conta ficará com acesso limitado aos serviços da plataforma Google, uma vez que não há espaço disponível para armazenamento.

Caso não reduza o espaço até o dia 15/06/2022, conforme já orientado pela Gerência de Sistemas, sua conta será bloqueada para que a situação seja regularizada. Essa medida é necessária para que os serviços continuem disponíveis em sua totalidade para todos que realizam atividades de ensino e pesquisa no Centro de Informática.

3 - O que fazer para adequar a minha conta?

  1. Remova arquivos desnecessários do Drive: Acesse https://drive.google.com/drive/quota (logado com @cin.ufpe.br) para analisar e excluir arquivos grandes e/ou desnecessários no Google Drive. Esse link ordena os arquivos por tamanho, do maior para o menor, facilitando a localização de grandes arquivos.

  2. Remova arquivos pessoais: As contas criadas pelo CIn são para que o usuário tenha acesso a serviços que apoiem as atividades de ensino e pesquisa, portanto se você utiliza para fins pessoais, pedimos que mova os seus arquivos para uma conta pessoal (Drive pessoal, Dropbox ou qualquer outra plataforma de armazenamento). O Google Takeout (https://takeout.google.com) poderá lhe ajudar nesse processo.

  3. Remova e-mails desnecessários: Para pesquisar e excluir e-mails desnecessários ou grandes, acesse Gerenciar arquivos do armazenamento no Google Drive e siga as instruções referentes ao Gmail.

  4. Mova arquivos para o OneDrive do CIn: O Login Microsoft que o CIn disponibiliza permite armazenar dados no Microsoft OneDrive for Business, cujo limite atual por usuário é de 5TB (terabytes). Considere migrar grandes arquivos de projetos/trabalhos acadêmicos para esse repositório.

  5. Esvazie a lixeira: Os arquivos na lixeira do Gmail e do Drive também são contabilizados na sua cota de armazenamento. Sendo assim, no final do processo recomendamos que esvazie a lixeira dos serviços.

IMPORTANTE: Vale ressaltar que os serviços disponibilizados são para fins de ensino e pesquisa, portanto arquivos pessoais você deve migrar para repositório

4 - Meu consumo está abaixo do limite, preciso fazer algo?

Sim. Mesmo dentro dos limites é importante que todos avaliem os arquivos que estão sendo armazenados, removendo arquivos desnecessários e até movendo grandes arquivos para o OneDrive. Dessa forma, você estará contribuindo para que o serviço esteja disponível para todos.

5 - O que acontecerá com o meu Email CIn-UFPE após o encerramento do vínculo com o CIn?

Os dados do Gmail e Drive serão excluídos. Não se preocupe, pois antes de realizar esse procedimento notificaremos você através do seu Email CIn-UFPE e daremos um prazo para realizar o backup.

De qualquer forma, recomendamos que realize o backup com antecedência, utilizando algum dos métodos recomendados na página Email CIn-UFPE.

6 - Minha conta foi bloqueada. O que fazer?

Se a sua conta foi bloqueada devido estar acima do limite de armazenamento (você será notificado em seu e-mail pessoal), entre em contato com o nosso Helpdesk (helpdesk@cin.ufpe.br) solicitando a reativação para adequá-la à nova política de armazenamento. Se após o novo prazo sua conta permanecer acima do novo limite (100GB), ela será desativada novamente.

NOTA: Devido à demanda, a sua solicitação pode levar até 2 dias úteis para ser atendida.