Alocação de Máquina Virtual

Público: Docentes

O CIn disponibiliza máquinas virtuais (VMs), normalmente por tempo determinado, para docentes que necessitam de recursos computacionais para hospedar aplicações ou executar experimentos.

Para solicitar uma VM, o docente deverá abrir um chamado no Helpdesk (helpdesk@cin.ufpe.br), com o título "Criação de VM", com as seguintes informações e especificações:

  • Justificativa/resumo da aplicação (inclusive, informar se haverá tratamento de dados pessoais, conforme descrito na Lei 13.709/2018);

  • Nome do host e/ou nome do serviço (ex: myapp.cin.ufpe.br);

  • Memória RAM;

  • Tamanho de Disco;

  • Quantidade núcleos de CPU;

  • Sistema Operacional;

  • Softwares que devem ser instalados;

  • Protocolos/Aplicações que devem ser liberados interna e externamente (no segundo, se for necessário disponibilizar para a Internet);

  • Tempo necessário de utilização;

A solicitação será analisada pela equipe técnica para determinar se os recursos computacionais solicitados poderão ser fornecidos.

NOTA: Os serviços disponibilizados para a Internet devem utilizar criptografia (Ex: HTTPS).

Perguntas Frequentes

1 - Sou estudante, posso solicitar uma VM?

Infelizmente não temos recursos para disponibilizar VMs para estudantes. O CIn disponibiliza VMs para docentes que precisam de recursos para grupos/projetos de pesquisas.

Dependendo da aplicação, é possível hospedá-la de forma gratuita https://www.heroku.com/free.

2 - Quais os Sistemas Operacionais disponíveis?

Os sistemas operacionais disponíveis são: Ubuntu Server, Debian, CentOS e outros sistemas derivados do Debian ou RedHat. Também é possível criar VMs com Windows Server 2016, porém só recomendamos em casos que dependam exclusivamente de ambiente Microsoft, pois este Sistema Operacional requer mais recursos computacionais (memória, disco e CPU).

3 - Qual Sistema Operacional recomendado pela equipe técnica?

A equipe técnica recomenda o Ubuntu Server LTS, por ser um Sistema gratuito, leve e de fácil configuração.

4 - A equipe técnica recomenda alguma configuração padrão para a VM?

É comum criarmos máquinas virtuais para aplicações web com 4GB de memória, 32GB de disco e 2 núcleos de CPU.

5 - Como fazer para acessar à VM?

Se sua VM for baseada em Linux, o acesso deve ser feito via SSH. Caso seja Windows Server, o acesso é feito através do Remote Desktop. Em ambos os casos, por segurança, o acesso ao Sistema Operacional será permitido através da VPN.

6 - Posso conceder acesso à VM para terceiros (alunos, pesquisadores ou outros docentes)?

Sim. Basta que o docente ou técnico do projeto responsável pela VM informe na solicitação (ou crie uma nova) o nome e e-mail @cin.ufpe.br das pessoas que também precisarão de acesso à máquina.

7 - A equipe técnica do CIn fará a implantação da minha aplicação?

Não. A equipe técnica do CIn é responsável por criar a máquina virtual, instalar o sistema operacional, realizar a configuração básica (nome no DNS, rede, domínio, entre outros) e instalar softwares informados na solicitação (banco de dados e servidor web padrão). A implantação da aplicação deverá ser feita pelo próprio responsável da máquina ou por um terceiro que ele solicite a liberação de acesso, podendo a equipe técnica apoiar quando houver o conhecimento necessário.

8 - Posso disponibilizar minha aplicação para a Internet?

A princípio, sim. Desde que sua aplicação utilize criptografia (HTTPS, por exemplo), é possível liberar o acesso para a Internet.