ATENÇÃO! Novos procedimentos para acesso VPN-CIn a partir de 25/09/2025
Público: Docentes
O CIn disponibiliza máquinas virtuais (VMs), normalmente por tempo determinado, para docentes que necessitam de recursos computacionais para hospedar aplicações ou executar experimentos.
Para solicitar uma VM, o docente deverá abrir um chamado no Helpdesk (helpdesk@cin.ufpe.br), com o título "Criação de VM", com as seguintes informações e especificações:
Justificativa/resumo da aplicação (inclusive, informar se haverá tratamento de dados pessoais, conforme descrito na Lei 13.709/2018):
Tempo necessário de utilização:
Nome do host e/ou nome do serviço (ex: vm-myapp.cin.ufpe.br / myapp.cin.ufpe.br):
Usuários que terão permissão de acesso:
Memória RAM (padrão 8GB):
Tamanho de Disco (padrão 64GB):
Quantidade núcleos de CPU (padrão 2 CPUs):
Sistema Operacional (padrão Ubuntu Server versão recente LTS):
Softwares que devem ser instalados:
Protocolos/Aplicações que devem ser liberados interna e externamente (no segundo, se for necessário disponibilizar para a Internet):
A solicitação será analisada pela equipe técnica para determinar se os recursos computacionais solicitados poderão ser fornecidos.
Informações complementares
Após a criação da VM, os usuários com permissão de acesso poderão acessar a VM via SSH e credencial Login CIn-UFPE conectado à VPN-CIn
Ex.: ssh teste@vm-myapp.cin.ufpe.br;
Caso seja solicitada a instalação do Docker, incluímos os usuários para utilização do Docker sem permissão sudo.
Desejando ter privilégios, podemos conceder. Porém, o sistema operacional ficará mais suscetível a mudanças que podem quebrar a aplicação;
Recomendamos subir a aplicação em HTTP. Quando estiver tudo pronto, basta avisar, que a equipe Gersist fará o redirecionamento pelo proxy do CIn para acesso externo e seguro com HTTPS;
As versões LTS do Ubuntu, como a 24.04, têm 5 anos de suporte padrão de segurança, que se encerrará em junho de 2029. Após essa data, o sistema não receberá mais correções. Para evitar vulnerabilidades e falhas, recomendamos fortemente que a atualização para a próxima versão LTS seja planejada e agendada com bastante antecedência.
A equipe técnica da Gersist é responsável por criar a máquina virtual, instalar o sistema operacional, realizar a configuração básica (nome no DNS, rede, domínio, entre outros) e instalar softwares informados na solicitação (banco de dados e servidor web padrão). A implantação da aplicação deverá ser feita pelo próprio responsável da máquina ou por um terceiro que ele solicite a liberação de acesso, podendo a equipe técnica apoiar quando houver o conhecimento necessário.
Perguntas Frequentes
1 - Sou estudante, posso solicitar uma VM?
Infelizmente não temos recursos para disponibilizar VMs para estudantes. O CIn disponibiliza VMs para docentes que precisam de recursos para grupos/projetos de pesquisas.
Dependendo da aplicação, é possível hospedá-la de forma gratuita na plataforma Heroku (mais informações em: https://www.heroku.com/free).
2 - Quais os Sistemas Operacionais disponíveis?
Os sistemas operacionais disponíveis são: Ubuntu Server, Debian, CentOS e outros sistemas derivados do Debian ou RedHat. Também é possível criar VMs com Windows Server 2016, porém só recomendamos em casos que dependam exclusivamente de ambiente Microsoft, pois este Sistema Operacional requer mais recursos computacionais (memória, disco e CPU).
3 - Qual Sistema Operacional recomendado pela equipe técnica?
A equipe técnica recomenda o Ubuntu Server LTS, por ser um Sistema gratuito, leve e de fácil configuração.
4 - A equipe técnica recomenda alguma configuração padrão para a VM?
É comum criarmos máquinas virtuais para aplicações web com 4GB de memória, 32GB de disco e 2 núcleos de CPU.
5 - Como fazer para acessar à VM?
Se sua VM for baseada em Linux, o acesso deve ser feito via SSH. Caso seja Windows Server, o acesso é feito através do Remote Desktop. Em ambos os casos, por segurança, o acesso ao Sistema Operacional será permitido através da VPN.
6 - Posso conceder acesso à VM para terceiros (alunos, pesquisadores ou outros docentes)?
Sim. Basta que o docente ou técnico do projeto responsável pela VM informe na solicitação (ou crie uma nova) o nome e e-mail @cin.ufpe.br das pessoas que também precisarão de acesso à máquina.
7 - A equipe técnica do CIn fará a implantação da minha aplicação?
Não. A equipe técnica do CIn é responsável por criar a máquina virtual, instalar o sistema operacional, realizar a configuração básica (nome no DNS, rede, domínio, entre outros) e instalar softwares informados na solicitação (banco de dados e servidor web padrão). A implantação da aplicação deverá ser feita pelo próprio responsável da máquina ou por um terceiro que ele solicite a liberação de acesso, podendo a equipe técnica apoiar quando houver o conhecimento necessário.
8 - Posso disponibilizar minha aplicação para a Internet?
A princípio, sim. Desde que sua aplicação utilize criptografia (HTTPS, por exemplo), é possível liberar o acesso para a Internet.