Aulas híbridas

Com transmissão simultânea

Siga as orientações abaixo para utilizar o setup que foi feito nos laboratórios e salas para as aulas presenciais com transmissão simultânea. O mesmo foi feito para simplificar a situação complexa de usar equipamentos como microfone e webcam para dar visibilidade para os alunos em casa e em sala/laboratório.

Desktop do CIn: transmissão e apresentação

Os equipamentos (projetor, microfone e webcam) estão ligados em um computador (desktop) da sala.

Não desconecte nenhum dos equipamentos do computador;

1. Entre na sua conta neste computador;

2. Abra a sala do Google Meet onde a aula vai acontecer neste computador;


3. No Google Meet vá em Configurações -> áudio e:

3.1. Confirme que o microfone selecionado é o "Echo canceling speaker phone (Jabra speak 510 USB)";

3.2. Opcionalmente pode selecionar o microfone da Webcam(Logitech BRIO) e testar o que funciona melhor para a dinâmica da aula.

3.3. Desmarque a opção "Cancelamento de ruído".

3.4. Caso a sala possua caixas de som, você pode optar por selecionar em "Auto-falantes" o sistema de som da sala de aula, que deve ter um volume superior ao da caixa Jabra.

3.5. Nos laboratórios o som do alto-falante do projetor deve ser superior ao do Jabra. Para ativar, no meet selecione e, "Auto- Falantes" a opção de saída padrão de áudio e, no Windows, clique no ícone do auto-falante (junto do relógio na barra de ferramentas) e em seguida na seta no canto superior direito. Serão exibidos os dispositivos de saída disponíveis. Escolha o projetor, neste caso da imagem abaixo "Epson PJ..."


4. Ligue o projetor multimídia (deixe ele na entrada HDMI e deixe o cabo ligado no desktop);


5. Ao apresentar no meet, a tela do desktop deverá ficar exibindo sua apresentação. Note que ela ficará pequena na projeção na sala, pois o meet é que está projetado. Use a função E-Zoom do projetor para dar um zoom na parte da tela que está a sua apresentação:

5.1. No controle do projeto clique em E-Zoom (+) até ter um tamanho adequado;

5.2. Use as setas direcionais do controle para deslocar o zoom para a esquerda/direita até exibir a parte de interesse de forma adequada.


6. Observe que o Jabra tem botões que você pode usar para dar mute no microfone e regular o volume do alto-falante, se necessário. Lembre-se, este dispositivo é o dispositivo de captação do som na sala/laboratório e é o alto-falante onde o professor e os alunos que estão no presencial ouvem as pessoas que estão remotamente.


Notebook/Tablet próprio: para apresentação de slides

Caso queira usar um equipamento seu (notebook/tablet) para apresentar slides:

1. Depois de executar os passos do Item 1, entre com seu equipamento na sala do meet da aula e apresente normalmente

1.2. Coloque o microfone do seu equipamento em mute;

1.3. Coloque o auto-falante do seu equipamento em mute.

1.3. Este setup permite que além da webcam fixa da sala/laboratório, você ainda use a webcam do seu dispositivo;

1.4. Os alunos que estão no laboratório também podem acessar o Meet e visualizar o conteúdo da aula pelo browser, tendo a mesma perspectiva dos alunos que estão em casa, sem necessidade do professor projetar os slides na parede.


2. Caso queira usar um microfone sem fio para falar (emparelhado com o seu equipamento: telefone ou laptop no Meet), lembre-se de colocar o auto-falante e o microfone do Jabra em mute (o Jabra tem botões para isso).

3. Oriente alunos que estejam vendo a transmissão pelo celular para fixar a câmera de interesse e escolher a opção de tela cheia.


4. Caso esteja gravando a aula pelo Meet, lembre-se que ao usar o quadro, você deve parar o compartilhamento da tela, para que a imagem que seja gravada no Meet seja a da webcam com o microfone ativo. Isso fará o Meet gravar o conteúdo do quadro em tamanho maior.


Caso esteja enfrentando alguma dificuldade/dúvida, entre em contato com o Helpdesk.