Acesso Remoto

Público alvo: Alunos, pesquisadores, servidores, funcionários do CIn e de projetos.

Os usuários do CIn que possuem equipamentos (computadores ou workstation, por exemplo) na rede do centro podem solicitar acesso remoto (via Remote Desktop ou SSH) a estes dispositivos, através da VPN.

Instruções


  • 1º passo: Configurar serviço

Antes de solicitar o acesso remoto, é necessário configurar o serviço (instalar/habilitar) no dispositivo que será utilizado. Recomendamos que o acesso remoto seja realizado através do Remote Desktop (em ambientes Windows) ou SSH (em ambientes Linux). Outros serviços podem ser utilizados, desde que sejam gratuitos (inclusive para ambientes corporativos), não representem riscos de segurança para o ambiente computacional. Isso significa que outros serviços remotos serão avaliados pela equipe da Gerência de Sistemas, antes de autorizá-los na rede do CIn.

Veja abaixo como instalar/configurar os serviços nativos de acesso remoto, nos sistemas operacionais Windows e Linux:


  • 2º passo: Solicitar liberação de acesso remoto

Após configurar/instalar o serviço de acesso remoto, é necessário solicitar a liberação ao Helpdesk.

Para solicitar a liberação do acesso remoto, o proprietário/responsável pelo equipamento deverá enviar um e-mail para o Helpdesk (helpdesk@cin.ufpe.br), com o título "Liberação de acesso remoto", informando:

  • Endereço MAC do seu equipamento (como descobrir o MAC?);

  • Nome do Serviço (Remote Desktop ou SSH, por exemplo);

  • Login do usuário (que utilizará o serviço);

Com essa informação iremos configurar um endereço fixo para que seu equipamento e permitir que você se conecte no dispositivo, através da VPN (como conectar na VPN?).