Email CIn-UFPE

O Centro de Informática disponibiliza para a comunidade acadêmica do centro uma conta de e-mail @cin.ufpe.br (e/ou @SUBDOMINIO.cin.ufpe.br para projetos) na plataforma do Google Workspace, que permite acesso ao Gmail, Drive, Meet, Classroom, entre outros serviços da plataforma (consulte a lista completa aqui).

Para utilizar seu e-mail CIn-UFPE, acesse o endereço https://mail.google.com/a/cin.ufpe.br e insira seu endereço de e-mail e sua senha.

É importante ressaltar que o e-mail é o meio de comunicação oficial no âmbito do Centro de Informática, portanto é recomendado sua constante utilização.

ATENÇÃO: A conta de e-mail permanecerá ativa enquanto o usuário possuir vínculo ativo com o CIn, portanto não é recomendado utilizar a conta para fins pessoais.

PERGUNTAS FREQUENTES

Como realizar o primeiro acesso?

O endereço de e-mail institucional e as instruções para redefinição de senha são enviadas para o e-mail pessoal do usuário (Gmail ou Hotmail, por exemplo) cadastrado no Sistema acadêmico SIG@ ou SIGAA (no caso dos alunos) ou informado pela pessoa ou setor administrativo com competência para solicitar a conta.

Na sua conta pessoal, procure por um e-mail do Google Workspace Team (workspace-noreply@google.com) e siga as instruções contidas na mensagem para escolher uma senha forte.

Quais as recomendações de segurança?

  1. Para maior segurança, recomendamos que configure a autenticação de duas etapas na sua conta de e-mail, conforme instruções em: https://support.google.com/accounts/answer/185839)

  2. Para facilitar a recuperação da senha, é importante adicionar e manter atualizado e-mail e número de celular para recuperação da conta, conforme instruções abaixo: https://support.google.com/mail/answer/183723

NOTA: Na criação da conta, colocamos para recuperação de senha o e-mail informado pelo solicitante da conta. Para atualizar, basta seguir as instruções do link acima.

Minha conta/senha foi comprometida. O que fazer?

Recomendamos que:

  1. Altere a senha da sua conta de e-mail. Se você utilizar a mesma senha em outros serviços, também recomendamos alteração nessas plataformas;

  2. Desconecte seu e-mail do CIn de outros dispositivos que você não reconheça (instruções em: https://support.google.com/mail/thread/48669811?hl=pt-BR);

  3. Caso ainda não tenha, habilite a autenticação duas etapas na sua conta (instruções em: https://support.google.com/accounts/answer/185839);

  4. Realize um check-up de segurança na sua conta para avaliar se mais alguma açao é necessária (instruções em: https://support.google.com/mail/answer/7036019).

Sou calouro e ainda não recebi minhas credenciais do e-mail CIn-UFPE.

A credencial do E-mail CIn-UFPE (@cin.ufpe.br) é enviada para o seu e-mail cadastrado no SIG@. Em alguns casos, não há um e-mail pessoal (Gmail ou Hotmail, por exemplo) cadastrado, então enviamos para seu e-mail UFPE (@ufpe.br).

Portanto, recomendamos que verifique também a caixa de entrada dessa outra conta institucional. Caso também não tenha recebido no e-mail UFPE, entre em contato com o helpdesk (helpdesk@cin.ufpe.br) explicando a situação e se identificando para que possamos analisar sua situação.

Como tenho acesso ao meu e-mail UFPE (@ufpe.br)?

A UFPE também disponibiliza uma conta institucional na plataforma Google Workspace (com domínio @ufpe.br) para os alunos e servidores (técnicos-administrativo e docentes).

Para ter acesso à sua conta de e-mail @ufpe.br, é necessário cadastrar seu UFPE ID, conforme as instruções abaixo.

Caso já tenha seu UFPE ID, mas não lembre da senha, você poderá recuperar seguindo as instruções do link abaixo.

Após criar seu UFPE ID, você pode acessar seu e-mail UFPE (@ufpe.br) através do endereço https://mail.google.com/a/ufpe.br.

Caso tenha algum problema com o seu registro no UFPE ID, você deverá entrar em contato diretamente com a STI-UFPE (Superintendência de Tecnologia da Informação) através do e-mail suporte.cstic@ufpe.br.

NOTA: O CIn não tem nenhuma gerência do UFPE ID ou das contas de e-mails @ufpe.br, por isso o contato deve ser feito diretamente com a STI-UFPE, quando necessário.