Contas

O Centro de Informática disponibiliza contas institucionais para a sua comunidade acadêmica. Algumas delas são para grupos específicos, como é o caso do Login Microsoft (que você saberá mais clicando no link correspondente abaixo).

As contas disponibilizadas estão disponíveis abaixo.

Login CIn-UFPE

O Login CIn-UFPE é uma conta de rede criada para os usuários utilizarem os diversos serviços do CIn, como: VPN, Impressão, Gitlab, Computadores, Servidor de arquivos (virtualdisk), servidor web (webserver), entre outros.

Para ver mais informações ou recuperar sua senha, clique no link abaixo:

E-mail CIn-UFPE

O E-mail CIn-UFPE é uma conta institucional criada na plataforma do Google Workspace que permite acesso aos serviços: Gmail, Google Drive, Google Meet, Google Classroom, Google Groups, entre outros.

Para ver mais informações, clique no link abaixo:

Login Microsoft

O Login Microsoft é uma conta criada para servidores, funcionários e alunos que permite acesso aos serviços Microsoft Office 365 (apenas online) e Azure dev Tools for Teaching.

Para ver mais informações, clique no link abaixo:

Política de contas

  • Os setores ou pessoas responsáveis pela solicitação da conta também são responsáveis por solicitar ao helpdesk o cancelamento das contas, quando o usuário não possuir mais vínculo;

  • Nas plataformas Google Workspace, Microsoft e nos sistemas internos do CIn são mantidos registros de atividades das contas para fins de auditoria e detecção de atividades suspeitas;

  • As contas são de uso individual, não sendo permitido o compartilhamento com outros usuários;

  • É VEDADO o armazenamento ou compartilhamento de arquivos por meio das contas institucionais que infrinjam os direitos de propriedade intelectual (como direitos autorais) ou qualquer outras leis do nosso país;

  • Devido a conta ser institucional, o CIn tem a prerrogativa de suspendê-la a qualquer momento, caso julgue necessário;

Perguntas Frequentes

1 - Minha conta CIn-UFPE ainda não foi criada, o que fazer?

Para que uma conta seja criada, a área responsável pelo seu vínculo deverá solicitar a criação, conforme orientado no tópico 2. Então, se você ainda não recebeu suas credenciais, você deverá com o setor responsável (segundo o seu vínculo) para que eles realizem o processo de solicitação de conta.

As áreas responsáveis que podem solicitar contas são: secretarias, setores administrativos e projetos de cooperação e de pesquisa.

NOTA: Os alunos com entrada para o semestre seguinte deverão aguardar o início das suas aulas.

2 - Como solicitar uma conta e quais dados enviar?

O responsável deverá abrir um chamado no Helpdesk, enviando um e-mail para helpdesk@cin.ufpe.br, e informar os dados abaixo da pessoa que utilizará a conta:

  • Nome completo;

  • CPF;

  • SIAPE* (no caso se for servidor - docente ou TAE);

  • E-mail pessoal (apenas para envio de senha);

  • Vínculo.

3 - Como solicitar crachá?

O crachá só poderá ser confeccionado após a criação da conta do usuário.

Clique aqui para acessar as instruções de solicitação de crachás em nossa página.

4 - Qual o prazo para a criação da conta?

O prazo normal é de até 3 dias úteis.

5 - O que acontecerá com a minha conta após o término do meu vínculo com o CIn?

Quando o vínculo do usuário é encerrado, as contas (Login CIn-UFPE, E-mail CIn-UFPE e Login Microsoft) são desativadas e os dados do E-mail CIn-UFPE (Gmail e Drive) excluídos (notificaremos e daremos um tempo para backup). Isso significa que não será possível ter acesso aos serviços disponibilizados pelo Centro de Informática. Caso volte a ter vínculo no futuro, a conta será reativada.

Antes de desativar, enviamos uma mensagem para o usuário informando que o processo será realizado e é dado um prazo para realização do backup dos dados.

6 - Concluí meu curso, mas continuo trabalhando com o professor/orientador. Posso continuar com a conta ativa?

Sim. Para isso, é necessário que o professor abra uma solicitação para o helpdesk (helpdesk@cin.ufpe.br) informando o Login do aluno e o vínculo para que a nossa equipe possa manter/reativar a conta.

7 - Não tenho mais vínculo com o CIn, é possível continuar recebendo as mensagens do meu e-mail CIn-UFPE?

Para os alunos, sim. Quando enviamos a mensagem informando sobre a desativação da conta, é dada ao aluno a possibilidade de habilitar um redirecionamento das mensagens do e-mail CIn-UFPE para um e-mail pessoal (ex: @gmail.com).

ATENÇÃO: se você tiver interesse apenas em receber os boletins da ASCOM, basta ingressar na lista de e-mail Alumni-l com uma conta pessoal (ex: @gmail.com). Para ingressar na lista, clique aqui (conectado com seu e-mail pessoal) e utilize o botão "Participar do grupo" .